O CAPÍTULO

O Capítulo Montes Claros nº 74

A ideia de trazer a Ordem DeMolay para Montes Claros, surgiu quando três valorosos Tios, José Alves Rocha, Domingos Batista Medeiros e Odilon Rodrigues de Moura, foram a uma reunião no Supremo Conselho do Grau 33 da Maçonaria, no Hotel Glória no Rio de Janeiro, e lá assistiram pela primeira vez a uma Cerimônia da Ordem DeMolay. Encantados, procuraram o Tio Arlindo dos Santos, então Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, de onde receberam total apoio para a fundação de um Capítulo DeMolay na cidade de Montes Claros.

No dia 25 de outubro de 1987 reuniram-se no Templo da Acácia os maçons José Alves da Rocha, 33, o Ven.´. Mestre da Loja, e presidente do Consistório do Príncipe do Real Segredo, Luiz Arruda Batista, Lenir de Abreu 18º Presidente da Inefável Loja de Perfeição “Geraldo Pereira Barbosa”, José Hermes Malveira, 18º, Ven.´. Mestre da Loja Filhos de Hiram, Said Schiller, 32º, Presidente do Sublime Capítulo Rosa Cruz “Três de Julho”, José Flávio Maia Aquino, 32º, Presidente do Conselho de Cavaleiros Kadosh “Gonçalves Figueira”, Altamiro Almeida Leão, 33º, Elcy de Brito Mendes, 32º, Agnaldo Barbosa Siqueira, 14º, Domingos Batista Medeiros, 33º, Inspetor Litúrgico da 1ª R.´.L.´.M.´.G.´. e Delegado da Ordem DeMolay e Antônio Batista Medeiros, 18º, Ven.´.Mestre da Loja “Arlindo dos Santos” que constituíram o Primeiro Conselho Consultivo do Capítulo Montes Claros nº 74 da Ordem DeMolay, cuja direção foi assumida pelo maçom José Alves Rocha.

O tio Antônio Batista Medeiros, 33º, desde a constituição do Primeiro Conselho, continua fiel até os dias de hoje completando também quase 40 anos de participação ativa e efetiva no Capítulo Montes Claros nº 74 da Ordem DeMolay, contribuindo de forma notável na formação e orientação de todos os jovens DeMolays que passaram pelo capítulo.

Em 19 de dezembro de 1987 chegaram em Montes Claros as comitivas compostas pelos: Soberano Grande Comendador e Grande Mestre Nacional do Supremo Conselho DeMolay Alberto Mansur e sua esposa Sra. Célia Mansur, Venâncio Igrejas, Wilton Cunha membros do Supremo Conselho, o Grão Mestre Adjunto da G.´.L.´.M.´.M.´.G.´. Reinaldo Bustamante e maçons das mais altas patentes e graus.

Neste mesmo dia em uma magnífica cerimônia com todas as formalidades ritualísticas da Ordem DeMolay, presidida pelo então Mestre Conselheiro do Capítulo Belo Horizonte Flávio Bueno Galvão, foram iniciados e elevados ao grau DeMolay 33 jovens que passaram por uma criteriosa seleção e constituíram o primeiro grupo de jovens DeMolay que da fundação até os dias de hoje chegam ao número de 1.060 jovens, formados pelo Capítulo Montes Claros nº 74 da Ordem DeMolay.

Tá esperando o quê para vir conhecer de perto?

Acesse o nosso Instagram @ceod.mg e conheça a história de cada Capítulo.

Congresso Estadual da Ordem Demolay para o Estado de Minas Gerais - GCEMG - SCDB